Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Desafio pela Saúde realiza-se pela 7ª vez em Évora

Realizou-se nos dias 5, 6 e 7 de abril, a 7ª edição do Desafio pela Saúde, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, assinalado a 7 de abril. Este evento com tradição na cidade e em parceria com Mérida tem como finalidade sensibilizar a população em geral para a adoção de estilos de vida ativos e saudáveis.

O Desafio pela Saúde, é uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora a Administração Regional de Saúde do Alentejo, o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora, o Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, a Universidade de Évora, com a Escola Superior de Enfermagem e o Departamento de Desporto, o Instituto Português de Juventude e Desporto e a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Com uma participação de cerca de 3500 pessoas, este ano o evento voltou a oferecer inúmeras iniciativas a todos os participantes, que decorreram um pouco por toda a cidade, destacando-se a Praça do Giraldo, Arena d’Évora, Complexo Desportivo e Piscinas Municipais.

No dia 2 de abril, antecedendo o evento, realizou-se no auditório da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, a “Apresentação dos Projetos Promovidos e Desenvolvidos por Parceiros do Desafio pela Saúde”, onde se promoveu um momento de partilha e discussão de experiências desenvolvidas pelas entidades parceiras ao longo de todo o ano, a sessão cumpriu o objetivo de promover e divulgar as diferentes atividades e projetos de educação e promoção de estilos de vida saudável que decorrem na cidade e concelho de Évora nas várias etapas do ciclo de vida dos indivíduos e família.
No dia 5 de abril o “Desafio pela Saúde” teve início com a “gigante Caminhada das Escolas Serpente Papa-Léguas com o Património na Algibeira”, que reuniu cerca de 1000 crianças e jovens de diversos estabelecimentos e níveis de ensino.

Ainda no dia 5 de abril, na sede da ARS Alentejo, assim como na Câmara Municipal de Évora, na Universidade e na sede do ACES Alentejo Central, dinamizou-se a “Aula Desafio”, que de uma forma descontraída, teve como objetivo ensinar alguns exercícios de relaxamento e postura, aos profissionais destas entidades.
A “Feira do Desafio” marcou presença, na Praça do Giraldo, nos dias 5 e 6 de abril, destacando-se a participação de ações de sensibilização para a saúde.
Este ano com a parceria do IEFP, pelo Chef Vítor, Chef Bife e com o apoio da nutricionista do ACES Alentejo Central, Joana Agostinho, dinamizou-se o “Workshop Marmitas para a semana: Uma Estratégia Saudável”. A atividade foi muito participada, onde foi possível esclarecer dúvidas sobre a dieta mediterrânea e provar receitas saudáveis, criativas e fáceis de transportar.
Por último destacar a realização da “Estafeta pela saúde”, no dia 6 de abril, onde se percorreram 51 km, numa prova que passou pelas freguesias do Concelho de Évora, nomeadamente, Vendinha, São Manços e Torre dos Coelheiros. Os atletas correram, mais um ano, simbolicamente, pelo Plano Local de Saúde.