Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Desafios na Proteção de Crianças e jovens em debate

A conferência “Desafios na Proteção de Crianças e jovens “, decorreu no dia 26 de Junho no auditório da Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus de Évora.


 O programa contou com a participação de intervenientes de entidades com experiência, responsabilidades e competências em matéria de infância e juventude, entre elas a Administração Regional de Saúde do Alentejo, cuja finalidade foi debater de forma intersectorial e interdisciplinar os caminhos (não) percorridos pelo surgimento de novos paradigmas na sociedade atual, nas crianças e jovens e suas famílias.


Os objetivos assentaram em nomear as dificuldades e respostas aos problemas das crianças e jovens e suas famílias, identificar as potencialidades e oportunidades das respostas das instituições; promover o desenvolvimento de estratégias concertadas de atuação e contribuir para o aumento da eficácia das respostas.
Contou com diferentes personalidades, salientando-se a conferência da Dr.ª Ana Jorge com o desafio da questão, como combater o estigma de pedir ajuda?


Dos aspetos mais relevantes salientamos a importância da avaliação da relação emocional ao longo do ciclo de vida das nossas crianças e jovens, a necessidade do investimentos em cuidados de saúde antecipatórios e intervenção o mais precocemente possível, pautando a prevenção, numa metodologia de trabalho em rede com visão e intervenção holista. 


Como principais conclusões todas as instituições apontam para a escassez de recursos humanos nas equipas de primeira linha de intervenção, necessidade de adequação da informação e estratégias de apoio e acompanhamento às crianças e Jovens e suas famílias, investimento na educação dos valores individuais e socias/coletivos, respostas mais adequadas para os casos de institucionalização e maior necessidade de trabalho em rede, de articulação e de comunicação eficaz entre todos os intervenientes.


 programa conferencia 26 de junho de 2017 16.pdfprograma conferencia 26 de junho de 2017 16.pdf