Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

“Criar Esperança e Agir” é o lema da efeméride.

A Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental promove, no próximo sábado (10 de setembro), um evento dedicado ao Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que irá decorrer na Fundação Oriente, em Lisboa, entre as 10h15 e as 13h00.

As principais ações de prevenção do suicídio são desenvolvidas anualmente em setembro – o Mês da Prevenção do Suicídio –, em torno do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que este ano tem como lema “Criar Esperança e Agir”.

O suicídio, na forma conseguida ou tentada, é um problema de saúde pública que representa um grande desafio em todo o mundo. Em Portugal, cerca de três pessoas morrem por suicídio a cada dia, e muitas mais tentam fazê-lo. Este fenómeno não escolhe classes, género, idade ou região geográfica. A mobilização de todos os setores da sociedade é essencial para prevenir o suicídio, uma área em que o preconceito, a desinformação e o estigma são aspetos tão presentes e nefastos.

A Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio tem como propósito desenvolver uma resposta nacional e coordenada para reduzir a mortalidade por suicídio em Portugal, potenciando a colaboração entre várias entidades sob a liderança da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental do Ministério da Saúde, com três objetivos principais (1) alcançar toda a população, (2) mudar atitudes em relação ao suicídio e à doença mental, através do aumento da literacia em saúde mental e da luta contra o estigma e (3) promover mudanças na sociedade através do incentivo ao pedido de ajuda da pessoa em risco.

Todos temos uma palavra a dizer, todos podemos ajudar.

Para saber mais, consulte:

Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental > Dia Mundial da Prevenção do Suicídio 2022

 

Fonte SNS