Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Tuberculose
Data é dedicada ao tema «Investir para acabar com a tuberculose».

Assinalou-se a 24 de março, o Dia Mundial da Tuberculose. Esta efeméride foi definida em 1982, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em homenagem aos 100 anos do anúncio da descoberta do bacilo causador da tuberculose, em 1882, por Robert Koch.

A data teve como principal objetivo aumentar a consciencialização pública sobre as consequências devastadoras da tuberculose para a saúde, bem como o seu impacto ao nível social e económico, e intensificar os esforços para acabar com a epidemia global de tuberculose.

De acordo com dados da OMS, a cada dia mais de 4.100 pessoas perdem a vida e cerca de 28.000 pessoas adoecem com tuberculose. Os esforços globais para combater a tuberculose salvaram cerca de 66 milhões de vidas desde o ano 2000.

O Dia Mundial da Tuberculose foi, este ano, dedicado ao tema «Investir para acabar com a tuberculose. Salvar Vidas.» e alerta para a necessidade urgente de investir recursos para acelerar a luta contra a tuberculose e cumprir os compromissos para acabar com a doença.

Para saber mais, consulte: