Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Visão - Data alerta para a importância dos rastreio
A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Rastreio da Saúde Visual Infantil e do Rastreio da Retinopatia Diabética, assinala o Dia Mundial da Visão, que se comemora na segunda quinta-feira de outubro. É um dia anual de consciencialização e chamada de atenção para a deficiência visual, incluindo a cegueira. 

O tema escolhido, este ano, pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira é “Ame os seus olhos” (“Love your eyes”). A campanha consiste na divulgação de um guião de sensibilização para uma boa saúde visual baseada em quatro pilares fundamentais, os “4 P”: Prevenir, Proteger, Preservar e Priorizar a visão (https://www.iapb.org/world-sight-day). 

Enquanto estratégia de saúde pública para a visão, o Serviço Nacional de Saúde, através da DGS, tem implementados os rastreios de base populacional elegíveis: Rastreio da Ambliopia e Rastreio da Retinopatia Diabética. 

A ambliopia é a causa mais frequente de perda de visão monocular entre os 20 e os 70 anos, sendo, pela sua frequência e impacto social, um reconhecido problema de saúde pública. O Rastreio de Saúde Visual Infantil (RSVI), com o objetivo de identificar crianças com alterações oftalmológicas capazes de provocar ambliopia, já rastreou 100 mil crianças desde 2018, tendo encaminhado 6 mil para tratamento. 

Por outro lado, na idade ativa, nos países desenvolvidos, a diabetes é a principal causa de cegueira. A prevalência geral da retinopatia diabética em pessoas com idade superior a 40 anos é de 34,6%. A taxa de retinopatia avançada ameaçando a visão é de 10,2% entre as pessoas com diabetes. 

O rastreio e tratamento precoces evitam a maior parte dos casos de cegueira em pessoas com diabetes. Permitem, em média, a vigilância de mais de 200.000 pessoas por ano, sendo que todos os doentes identificados com doença ocular são referenciados para a Rede Nacional de Especialidade Hospitalar e de Referenciação em Oftalmologia, tendo por base a gravidade da doença. 

Esta data apresenta-se como a mais importante na área da Saúde da Visão, sendo uma iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB) – Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira.

Centro Hospitalar de Setúbal assinala Dia Mundial da Visão

O Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) assinalou o Dia Mundial da Visão, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de verificar regularmente a saúde dos seus olhos, dando particular ênfase ao diagnóstico precoce em doenças com risco de perda irreversível da acuidade visual.

Neste sentido, o Serviço de Oftalmologia realizou, no dia 14 de outubro, um rastreio oftalmológico – Retinopatia Diabética, Glaucoma e Ambliopia aos funcionários e filhos de funcionários do CHS.

Para saber mais:

Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira > Dia Mundial da Visão (em inglês)​

​​