Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial dos Cuidados Paliativos - Fortalecimento da rede de cuidados paliativos

Assinalou-se a 8 de outubro, o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, uma data instituída a nível internacional para celebrar e sensibilizar para a importância do acesso a Cuidados Paliativos.

Em Portugal assinalou-se de modo especial os dez anos da criação da Lei de Bases dos Cuidados Paliativos (Lei n.º 52/2012 de 5 de setembro), um caminho contínuo de melhoria do acesso e qualidade dos cuidados prestados aos doentes, com o apoio de profissionais e cuidadores e a humanização como pilar.

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), está previsto alargar a Rede Nacional de Cuidados Paliativos (RNCP) em mais 400 camas de internamento de menor complexidade até ao final de 2025.

Prevê-se igualmente a criação de mais 10 equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos até ao final de 2023.

Na vertente da formação, a Comissão Nacional de Cuidados Paliativos (CNCP) vai abrir pela primeira vez um curso básico de cuidados paliativos pediátricos na plataforma online “Academia” da SPMS, com início já na próxima semana.

Este curso é disponibilizado a profissionais de saúde do SNS, gratuito e certificado pela SPMS/CNCP. Visa alargar a formação em cuidados paliativos pediátricos para todos os potenciais contactos com doentes e famílias com necessidades paliativas nesta faixa etária, permitindo capacitar os profissionais para ações paliativas e para o adequado enquadramento e referenciação para equipas especializadas.

8 de outubro de 2022


Fonte SNS