Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Europeu da Vitima do Crime assinalado na ULSLA

A cada ano, mais de 1,6 milhões de pessoas em todo o mundo perdem a vida violentamente, sendo a violência uma das principais causas de morte na população mundial (OMS, 2002). Por cada pessoa que morre devido a causas violentas, outras resultam feridas e sofrem com as diversas consequências, não apenas ao nível físico, mas também mental. Sendo esta temática bastante complexa e desafiante, pretendeu o Centro de Saúde de Alcácer do Sal assinalar o Dia Europeu da Vitima do Crime (22/02/2018), no Âmbito da Ação da Saúde sobre Género, Violência e Ciclo de Vida (criado pelo Despacho nº 6378/2013).

Desta forma, Desta forma, foi intenção sensibilizar os utentes utilizadores desta Unidade de Saúde apresentando uma exposição alusiva à temática no hall de entrada, que permitiu tornar visível uma problemática emergente, disponibilizando informação credível associada ao fenómeno da Violência Interpessoal ao longo do Ciclo de Vida, para uma melhor compreensão das dinâmicas relacionais associadas ao fenómeno da violência.
Foram temas desta exposição:

Declaração dos princípios Básicos da Justiça relativos às Vitimas da Criminalidade e do Abuso de Poder.
Violência Domestica – Bulling – Violência no Namoro – Violência Online – Violência na Rua – Violência Sexual

 

Importa ainda salientar que intervenções desta natureza se encontram enquadradas no Plano de Ação das Equipas para a Prevenção da Violência em Adultos da ULSLA (EPVA), como resposta específica no domínio da violência Interpessoal, que intervém na Promoção da Igualdade e em particular na equidade em saúde, bem como na Prevenção nas diversas formas de Violência durante o ciclo de vida.