Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Internacional da Criança com Cancro
Efeméride visa sensibilizar a sociedade para o cancro pediátrico.

O Dia Internacional da Criança com Cancro é assinalado a 15 de Fevereiro. Foi criado pela Childhood Cancer International e tem como objetivo ajudar todas as crianças vítimas de cancro a conseguirem acesso a melhores tratamentos e medicamentos, bem como dar apoio às suas famílias e amigos.

Com este dia pretende-se educar o público em geral sobre o cancro na criança, promover o trabalho das entidades e organizações que trabalham nesta área e reunir verbas através de eventos de angariação de fundos.

Em Portugal, O IPO do Porto assinala a efeméride esta segunda-feira com a apresentação de uma exposição de palavras que refletem as emoções das crianças e jovens em relação à doença e à sua vivência em tempos de pandemia.

Sob o mote “O cancro faz-me sentir…”, o Serviço de Pediatria procurou auscultar 30 crianças e adolescentes, internados ou em seguimento no Instituto, e desafiou-os a expressarem a sua relação com o processo de tratamento através do infindável poder das palavras. O objetivo da exposição é perceber que palavra cada criança atribui ao cancro e sensibilizar a sociedade para o cancro pediátrico.

A mostra vai ficar exposta no corredor de acesso ao Serviço de Pediatria (área de consulta) durante um ano. A organização pretende, numa segunda fase, desafiar vários artistas plásticos a fazer uma obra com base nas palavras que foram identificadas pelas crianças e jovens. O resultado deverá ser apresentado no próximo ano, também no Dia Internacional da Criança com Cancro.

O Serviço de Pediatria do IPO do Porto presta assistência a crianças e jovens até aos 18 anos de idade, referenciados com o diagnóstico suspeito ou confirmado de doença oncológica. Inaugurado a 1 de julho de 1977, é hoje reconhecido como Centro de Referência em Oncologia Pediátrica.

Em 2020, apesar dos desafios resultantes da pandemia por Covid-19, a oncologia pediátrica foi uma área na qual se verificou um incremento do número de doentes referenciados. As taxas de sobrevivência são elevadas, acima dos 80%. De acordo com os dados de incidência mais recentes, as estimativas para Portugal em 2018, para crianças entre os 0-14 anos são de 229 novos casos (taxa de 16,6/100.000). Na Região Norte, em 2014, para crianças entre os 0-14 anos: 101 novos casos (taxa 20,0/100.000).

Para saber mais, consulte: