Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Internacional do Enfermeiro na ULSBA
Sob o lema do ano de 2023 “Os Nossos Enfermeiros, o Nosso Futuro”, comemora-se a 12 de maio, o Dia Internacional do Enfermeiro, afirmando e reforçando a importância destes profissionais na prestação dos cuidados de saúde à população.

Em 2023, o tema escolhido para a comemoração desta efeméride é “Os nossos enfermeiros. O nosso futuro”.

Pela resiliência, profissionalismo e dedicação de todos os enfermeiros nos vários contextos dos cuidados de saúde, um enorme agradecimento, em especial aos que desempenham funções na Unidade Local de Saúde.

 

HOMENAGEM A FLORENCE NIGHTINGALE

O Dia Internacional do Enfermeiro foi criado pelo International Council of Nurses e a data (12 de maio) remete para o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

Este dia é uma homenagem a todos os Enfermeiros, relembrando e salientando a importância que têm na prestação de cuidados gerais e especializados à população.

A enfermagem é a força motriz da promoção e garantia de cuidados e de saúde e, em 2023, o International Council of Nurses (ICN) alerta para a necessidade de promover e fazer prevalecer o valor, a proteção, o respeito e o investimento nos Enfermeiros e, consequentemente, nos sistemas de saúde.

Conforme o presidente da ICN refere, o mundo em geral tomou como garantidos os cuidados prestados e a enfermagem, tratando-a como um recurso inesgotável e invisível, levada até à exaustão.

É tempo de olhar o futuro e demonstrar o que este investimento significa para os enfermeiros, a enfermagem e os cuidados de saúde.

 

NA ULSBA CELEBRAMOS JUNTOS

Este dia 12 de maio é comemorado de forma especial, com destaque para entrevistas nas rádios locais, celebração de eucaristia na Capela do Hospital de Beja e, no final da tarde, um sunset no bar/restaurante Desafinado, em Beja, com o objetivo de promover o convívio entre enfermeiros e todos os profissionais da ULSBA que se queiram juntar ao momento.



​​