Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Internacional do Preservativo
Quatro milhões de preservativos distribuídos gratuitamente em 2021.

Cerca de quatro milhões de preservativos masculinos e femininos foram distribuídos gratuitamente, em 2021, por organizações não-governamentais, escolas, centros de saúde, hospitais e prisões, segundo dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito do Dia Internacional do Preservativo, assinalado a 13 de fevereiro.

De acordo com a DGS, «trata-se de um aumento de 33% no número de preservativos entregues, entre 2020 e 2021, representando o esforço para manter a resposta em matéria de prevenção num ano ainda afetado pela pandemia Covid-19».

O Dia Internacional do Preservativo, promovido pela «AIDS Health Care Foundation», visa salientar «a importância do preservativo enquanto medida de prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e gravidezes não planeadas».

Em Portugal, esta iniciativa é realizada em colaboração com Organizações Não-Governamentais e com as 10 cidades signatárias da Declaração de Paris que se comprometeram a acelerar, até 2030, a sua resposta local à infeção por VIH, Tuberculose e Hepatites, com vista a eliminar estas infeções enquanto problemas de saúde pública.

A DGS assinalou a data com uma campanha de incentivo ao uso adequado do preservativo, divulgada nas redes sociais e websites e distribuindo gratuitamente preservativos à população.

«É fulcral continuar a apostar no acesso gratuito e facilitado aos meios preventivos, como os preservativos, mesmo em contexto de pandemia, pela sua elevada eficácia na prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e de gravidezes não desejadas, bem como repensar novas formas de abordagem às populações alvo», refere a nota da DGS.

Para saber mais, consulte:

DGS > Destaques



Fonte SNS​

​​
​​