Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CAD de Évora e a UCC de Vila Viçosa assinalam o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA sob o tema “Comunidades Empoderadas na Liderança da Resposta ao VIH”
O Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção pelo VIH/SIDA (CAD) de Évora, em parceria com a UCC de Vila Viçosa, assinalaram na Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, no dia 30 de novembro, sob o tema: “Comunidades Empoderadas na Liderança da Resposta ao VIH”.

As desigualdades que perpetuam a pandemia da SIDA não são inevitáveis e nós podemos enfrentá-las. No Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, procurou-se encorajar os jovens a refletir sobre essas desigualdades que estão a impedir o progresso no sentido de acabar com a SIDA.

As atividades desenvolvidas foram lançadas sobre a forma de convite, uma chamada à reflexão mas também à ação, para que cada um dos jovens colocasse em prática as ações efetivas necessárias para combater as desigualdades e assim, ajudar a acabar com a SIDA.

Foram dados a conhecer os dados nacionais relativos aos novos casos de infeção pelo VIH em 2022 – 804 casos notificados – tendo sido sublinhada a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais para minimizar os riscos de infeção.

Promovendo uma maior consciencialização para esta problemática de saúde pública, o CAD de Évora e a UCC de Vila Viçosa disponibilizaram, a toda a comunidade educativa, informação, aumentando a sua literacia na área do VIH/SIDA, focando as suas formas de transmissão, prevenção e tratamento. Foi ainda dada a oportunidade da realização do teste rápido do VIH, num ambiente anónimo, confidencial e gratuito, disponibilizando-se o aconselhamento na área da saúde sexual e reprodutiva.

Através da disponibilização de alguns materiais lúdico-pedagógicos procurou-se sensibilizar a comunidade para os comportamentos de risco, bem como para a importância da adoção de comportamentos sexuais seguros. Para além disso, foram distribuídos alguns materiais de prevenção das infeções sexualmente transmissíveis, bem como laços vermelhos alusivos ao dia assinalado.

Foi aproveitada a oportunidade para fazer a divulgação dos serviços existentes no CAD de Évora, nomeadamente a realização de testes rápidos das infeções sexualmente transmissíveis, o encaminhamento para as consultas de Doenças Virais, da PrEP (Profilaxia Pré Exposição) e da PEP (Profilaxia Pós Exposição), estratégias essenciais para que a comunidade se sinta empoderada e num caminho seguro para acabar com a SIDA até 2030.