Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Alimentação assinalado por toda a Região Alentejo
​O Dia Mundial da Alimentação é comemorado atualmente em mais de 150 países e teve o seu início em 1981.É uma data importante para conscientizar a opinião pública sobre a importância da prática de hábitos alimentares saudáveis.
 
Conscientes de que a forma como nos alimentamos tem uma forte influência na saúde, na sua vertente física, psicológica e social, foram várias as iniciativas promovidas pelos diversos serviços de saúde da região Alentejo para assinalar este dia, que podem ser consultadas no Mapa Atividades.
 
De salientar que durante o mês de outubro mais de 1200 crianças participaram na decoração dos caixotes com materiais diversos, simbolizando componentes da pirâmide mediterrânica.
Esta dinâmica enquadrou-se na preparação da atividade que se realizou no dia 15 de outubro, na Praça do Giraldo, onde uma pirâmide alusiva à dieta mediterrânica foi construída com estes caixotes.
Estiveram presentes nas atividades, da Praça do Giraldo, cerca de 800 crianças ao longo do dia e também 6 instituições de apoio à deficiência.
Para além das atividades para os mais jovens, quem visitou a Praça do Giraldo pode usufruir da Feira e da Prova de produtos Mediterrânicos, e assistir a um Workshop de cozinha Mediterrânica.
Para finalizar este dia dedicado à Alimentação e à Dieta Mediterrânica, o Lançamento do livro "Dieta Mediterrânica, uma Herança Milenar para a Humanidade" acompanhada de um momento musical com o Quarteto Intermezzo.
O dia terminou com uma prova de vinhos oferecidos pela Fundação Eugénio de Almeida.
 
Também no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação 2015, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Vendas Novas propôs a construção do “Livro receitas de Sopas dos Super-Heróis”, pelos alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento Escolas de Vendas Novas que pretende reforçar/promover a ingestão de cores diferentes de hortofrutícolas, através da sopa, explorando os benefícios dos fitoquímicos e pigmentos naturais dos alimentos para a nossa saúde.
Nos dias 19 e 20 de Outubro foi entregue um exemplar dos livros a cada turma, sendo reforçado pela equipa a vantagem de uma alimentação diversificada e equilibrada.
Foram ainda realizadas as receitas das sopas no refeitório escolar de acordo com o poster (ementa).
 
 
Ainda no passado dia 16 de Outubro a UCC de Estremoz comemorou o dia em parceria com a Escola Básica/ JI Caldeiro Estremoz, desenvolvendo actividades dirigidas ao Jardim de Infância - Abordagem a Roda dos Alimentos e jogo interactivo - onde os alunos identificavam/ classificavam os alimentos apresentados
Foram ainda desenvolvidas atividades com os alunos do 1.º e 2.º ano - Constituição da Roda dos Alimentos, a sua categorização de grupos de alimentos e jogo interactivo; 3º e 4.º ano - abordagem à Roda dos Alimementos... seguida de um peddy paper temático.
No final decorreu uma mini Aula de "Zumba Kids" - com a colaboração da professora Joana Leirias - Point Fit Estremoz.
A Actividade contou com a colabração de cerca de 160 alunos.
 
UCC Almoreg dá continuidade ao Projeto “Saber comer” e comemora dia com diversas atividades nas escolas e Jardins de Infância
 
O Dia Mundial da Alimentação de 2015 é dedicado ao tema “Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural” e procura sensibilizar para a importância de desenvolver políticas e programas que visem erradicar a insegurança alimentar e a pobreza no mundo, especialmente em zonas rurais
Cada vez mais, as pessoas buscam informações e orientação a respeito de alimentação e saúde. E este é um dos objetivos do Dia Mundial da Alimentação, fazer uma reflexão sobre a importância dos cuidados com a nutrição, assim como sobre o consumo consciente dos alimentos.
Comer bem e de forma equilibrada é um dos melhores investimentos que se pode fazer para ter saúde.
A UCC ALMOREG comemorou o Dia Mundial da Alimentação durante o mês de outubro com diversas atividades:
Espetadas de frutas no Agrupamento Escolas de Reguengos de Monsaraz e Agrupamento Vertical de Escolas de Mourão abrangendo todas as turmas.

 

1.jpg2.jpg 
 
3.jpg4.jpg 
 
 
Cartazes – A UCC Almoreg em colaboração com a nutricionista do Centro de Saúde elaboraram cartazes representativos sobre as opções corretas em termos de lanches saudáveis que ficaram expostas em pontos de referência nas diversas escolas. 

 c1.jpgc2.jpg

Inicia projeto SABER COMER com sessões de educação para a saúde, jogos didácticos e histórias. Este projeto pretende promover uma alimentação saudável em todas as crianças de Jardim de Infância e 1º ciclo do concelho de Reguengos de Monsaraz e Mourão, pois é nesta fase da vida que se constroem os hábitos alimentares. Este projeto inclui um diagnóstico da situação com avaliação dos lanches e uma avaliação no final da implementação do projeto para justificar a pertinência do mesmo. Iniciaram já este projeto 6 turmas de JI, 8 turmas de 1º ciclo do Agrupamento de Reguengos de Monsaraz e 4 de Mourão. Este projeto envolve 841 crianças de Jardim de Infância e 1º Ciclo de Reguengos de Monsaraz e Mourão. São também envolvidos os encarregados de educação através de uma sessão sobre alimentação saudável e entrega de folhetos informativos sobre a temática.

 
c3.jpgc4.jpg 
Projeto “A Minha Lancheira” que tem como objetivo a promoção de lanches saudáveis em crianças de 1º ciclo. Este ano este projeto abrange 4 turmas do Agrupamento Vertical de Mourão.
 
 “Amar a Vida... Alimentar-me bem” Ainda sobre a temática da alimentação saudável. Iniciámos um concurso que envolve a elaboração de um slogan sobre a alimentação saudável e um concurso inter-turmas dos lanches saudáveis nos dois agrupamentos. Iremos ter prémios para os vencedores.
 c5.jpg