Dia Mundial da Contraceção
O Dia Mundial da Contraceção comemorou-se no passado dia 26 de setembro e o seu objetivo é melhorar a consciência sobre a contraceção, para que se possa tomar decisões informadas sobre a saúde sexual e reprodutiva.
As relações sexuais, mesmo que seja a primeira vez ou só uma vez, podem ter como consequência a gravidez ou uma infeção sexual grave, como o VIH/SIDA.

O único método cem por cento eficaz para evitar a gravidez é a abstinência, isto é, não ter relações sexuais. No entanto, os métodos contracetivos ajudam a prevenir a gravidez não desejada, permitindo a vivência da sexualidade de forma saudável e segura. Mas só um método contracetivo impede as infeções sexualmente transmissíveis: o preservativo (masculino e/ou feminino).

O Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/SIDA de Évora (CAD) relembrou neste dia em particular a importância de usar o preservativo como método contracetivo preferencial, em todas as relações sexuais, como forma de manter a sua saúde e a dos outros.

No caso de ter tido algum comportamento de risco (não utilização ou rompimento do preservativo) e ficar com dúvidas relativamente a poder estar infectado pelo VIH/SIDA, só uma maneira de saber: fazer o teste rápido do VIH/SIDA.

O CAD encontra-se aberto todas as manhãs, das 9:00 às 12h:30m, no Hospital do Patrocínio, Zona Verde, Gab.26, do Hospital do Espírito Santo, E.P.E.

"A contraceção deve ser utilizada para planearmos as nossas vidas, as nossas famílias, e para promover a nossa saúde física e mental"