Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Diabetes 2014 - Vida Saudável e Diabetes
O dia 14 de novembro é o Dia Mundial da Diabetes – World Diabetes Day, resolução 61/225 das Nações Unidas. (www.worlddiabetesday.org).
Todos os anos é escolhido um tema pela Federação Internacional de Diabetes para alertar sobre as problemáticas e necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. A educação e a prevenção de casos de diabetes foram o foco do Dia Mundial do Diabetes, entre os anos de 2009 e 2013, com o tema "Diabetes: Proteja Nosso Futuro". Para os anos de 2014 a 2016, Vida Saudável e Diabetes foi o tema escolhido pela IDF (International Diabetes Federation).
As campanhas do Dia Mundial da Diabetes visam consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes.
Para este ano a campanha do Dia Mundial da Diabetes foca a importância do pequeno- almoço na prevenção da diabetes. As actividades a realizar deverão abordar o tipo de pequeno-almoço que poderá efectivamente ajudar na prevenção da diabetes tipo 2.
Relembre-se que os sintomas mais frequentes da diabetes são: urinar muito, em quantidade e muitas vezes, sentir sempre sede/boca seca, sentir necessidade de comer e perder peso, falta de forças/cansaço, visão turva, prurido (comichão).
As complicações mais graves da diabetes são a cegueira, insuficiência renal, enfarte do miocárdio e amputações dos membros inferiores.
Por isso, a educação e prevenção das complicações da diabetes é muito importante: fazer observações oftalmológicas periódicas, ter cuidados com a alimentação, evitar e tratar hipo glicémias, ter cuidados com os pés, fazer o controlo metabólico (a autovigilância e autocontrolo), controlar os fatores de risco (peso, hipertensão e colesterol elevado; evitar tabaco e moderar o consumo de álcool) e fazer exercício físico.
Mais informações em www.idf.org