Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Diabetes na ULSBA

No âmbito das Comemorações do Dia Mundial de Diabetes 2016 (14 de novembro), este ano com o tema "Pelos Caminhos da Diabetes", foram desenvolvidas diversas atividades na ULSBA, integradas num programa comemorativo destinado a todos os doentes diabéticos da sua área de influência.
Entre as atividades, coordenadas pela Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes, foram colocadas faixas azuis nos edifícios das Unidades Funcionais do DACES e Hospital de Beja, e nos edifícios dos Municípios aderentes, bem como a Iluminação em tons de azul em vários monumentos.
As comemorações principais centraram-se em Beja, nos dias 14 e 16 de novembro, mas em todos concelhos da área de influência da ULSBA foram promovidas diversas atividades, no sentido de sensibilizar a população para a problemática da doença e suas complicações.
 
No Dia 14 de Novembro, as comemorações do Dia Mundial da Diabetes “Pelos Caminhos da Diabetes”, centraram atenções nas pessoas adultas com Diabetes.
Assim, como em anos anteriores, a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes da ULSBA promoveu um encontro entre todos os utentes diabéticos da sua área de abrangência, tendo, nesta edição, pela primeira vez, conseguido a participação de utentes dos 13 Concelhos, demonstrando, assim, o empenho dos profissionais de saúde na área da Diabetes e o seu envolvimento e relacionamento com os utentes na comunidade.
Foram cerca de 400 os participantes nas atividades propostas, que decorreram no Parque de Feiras e Exposições de Beja:
“Mostre o que sabe” – Circuito de estações com perguntas acerca da Diabetes, de forma a testar os conhecimentos dos utentes e criar um espaço para a educação terapêutica de forma descontraída.
“Não fique parado” – Foi promovido um espaço de atividade física, com a colaboração do Prof. Bártolo (Câmara Municipal de Moura) e FitSalvador (Prof. André Bento).
“Partilhe o que come” – Foi proposto aos utentes diabéticos, com a orientação das Nutricionistas da ULSBA, a preparação do seu almoço e partilha do mesmo, de forma a promover a discussão acerca da alimentação adequada na Diabetes.
“Mexe-te Marília” – Foi feita a estreia da peça de teatro “Mexe-te Marília” da autoria da UCC de Beja, subjacente ao tema da Diabetes.
“Rode pela Diabetes” – Foi construído em conjunto o círculo da Diabetes.

No dia 16 de Novembro, e ainda no âmbito das comemorações deste dia, a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes preparou um programa especial para as crianças e jovens diabéticos, designado "Os jovens e os Caminhos da Diabetes". Este programa contou ainda com a presença e participação dos colegas das turmas onde estão inseridos, pais e professores.
Mais de 100 crianças e jovens, marcaram presença no Auditório do NERBE, em Beja e assistiram a um espetáculo de magia, a uma peça de teatro e participaram em jogos tradicionais. Esta última atividade teve a ajuda de alunos da Universidade Sénior de Beja.