Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Luta contra o Cancro assinalado na UCC de Vendas Novas

Decorreu no passado dia 2 de fevereiro o Seminário “Prevenir, Lutar e Vencer na Doença Oncológica”, organizado pela Unidade de Cuidados na Comunidade e pela Unidade de Saúde Personalizados de Vendas Novas, com o apoio de entidades locais.


O seminário teve como objetivos sensibilizar para a problemática do cancro, alertar para a importância da deteção precoce e da prevenção, informar sobre métodos de rastreio e tratamento existentes, esclarecer dúvidas em diferentes áreas como a nutrição, a fisioterapia e a psicologia.


Estiveram presentes, como preletores, diversos profissionais de saúde, entre os quais, o Dr. Rui Dinis, Diretor do Serviço de Oncologia do HESE, e também a autora do livro “Cancro com Humor”, Marine Antunes, que falou da sua experiência como doente e cuidadora.


Assistiram a este seminário cerca de 50 profissionais, oriundos de diferentes locais, como Setúbal, Barreiro, Évora, Estremoz, Borba, entre outros.


A participação por parte da população também foi muito positiva, estiveram presentes cerca de 30 pessoas, que foram colocando dúvidas e falando da sua experiência pessoal ao longo do seminário.
No final, foi unânime, quer por parte dos profissionais, quer da população, a importância e o sucesso desta atividade e foi lançado o desafio de realizar uma nova edição deste seminário.