Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Saúde Oral - ULSLA

Comemora-se, dia 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Oral.

A saúde oral é uma das componentes da saúde geral. Quando a saúde oral está comprometida, a saúde geral deteriora-se, podendo agravar-se doenças, como a diabetes, doença cardíaca, ou originar partos prematuros e recém-nascidos com baixo peso à nascença.

É por isso que é fundamental manter uma boa higiene oral, de forma a evitar o surgimento de doenças orais, como a cárie dentária, a gengivite ou a periodontite, e, consequentemente, preservar uma boa saúde geral.

Os higienistas orais da ULSLA desenvolvem atividades, ao longo do ano, dirigidas aos grupos populacionais mais vulneráveis, como são os casos das crianças e jovens, das grávidas ou dos idosos, tendo em vista a prevenção daquelas doenças, em estreita colaboração com diversos parceiros.

Este ano, terão lugar atividades na Comunidade em Santiago do Cacém e Sines, nomeadamente com os alunos de 1º ciclo da EB Frei André da Veiga e na EB N.º 3 de Santo André com encarregados de educação, professores e educadoras, e com a UCC de Sines no projeto “Diabetes em Movimento”. Os higienistas orais da ULSLA também estarão presentes em eventos comemorativos desta data em Coimbra, por iniciativa da Direção Executiva do SNS, e em Aljustrel, por iniciativa da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.