Dia Mundial da Segurança do Doente
Entidades do SNS assinalam data, que se comemora a 17 de setembro.

Comemora-se esta sexta-feira, 17 de setembro, o Dia Mundial da Segurança do Doente, uma data instituída pela Organização Mundial da Saúde, em maio de 2019.

Este ano, a efeméride é dedicada à priorização da segurança nos cuidados maternais e neonatais, particularmente na altura do parto, uma fase delicada da gravidez.

Para assinalar a data, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) iluminou as fachadas das suas três unidades (Hospital de Aveiro, Hospital de Águeda e Hospital de Estarreja) com luz laranja (cor associada à Segurança do Doente) como símbolo de compromisso, na garantia da segurança dos seus doentes.

Hospital de Braga organizou uma série de ações para integrar esta campanha a nível mundial, nomeadamente o desafio da OMS em iluminar um monumento em cor de laranja, em que vai ser garantida a iluminação noturna do Santuário do Sameiro (na noite de 17 de setembro). Do programa do dia 17 consta ainda uma realização de exposição fotográfica, com mensagens alusivas ao tema, uma iniciativa surpresa e ainda dois workshops de babywearing e de  massagem infantil.

Também o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) desenvolveu um poster sobre a Segurança do Doente, inserido nas comemorações do Dia Mundial da Segurança do Doente.

Para saber mais, consulte: