Dia Mundial da Voz - Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Évora vai realizar rastreio a crianças
Para assinalar o Dia Mundial da Voz, comemorado a 16 de Abril, o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital do Espírito Santo de Évora oferece à população a possibilidade de rastreio de patologia vocal em crianças, no dia 14 de abril.

Durante a infância é muito comum surgirem alterações de voz. Isto porque nesta faixa etária é muito frequente o mau uso e o abuso vocal, ou seja, o uso excessivo da voz, que acontece, por exemplo, quando gritamos, falamos muito alto ou durante muito tempo seguido.

A voz humana resulta da vibração das pregas vocais ("cordas vocais") situadas na laringe, provocada pela passagem do ar vindo dos pulmões. Isto provoca um som que depois é transformado em fala pelos órgãos de articulação (como a língua, os dentes, o palato e os lábios) e é modificado e ampliado pelas cavidades de ressonância (como a faringe, a boca, o nariz e seios perinasais) tudo sob o controlo cerebral.

Quando existe uma alteração nas pregas vocais o primeiro sintoma é a rouquidão. sinalizando que algo de errado se passa com a laringe. É um sintoma que não deve ser ignorado, quando persiste por mais de 2 semanas, devendo motivar uma consulta para despiste de patologia vocal.

Este ano, o Serviço de Otorrinolaringologia do HESE, assinala este dia com um olhar especial sobre as crianças, para que possam ser ouvidas, e rastreadas, caso apresentem alterações vocais.  Será promovido um rastreio no dia 14 de abril entre as 10h e as 12h, às crianças que apresentem alterações de voz (rouquidão).

Para participar basta efetuar a inscrição no link em baixo e aguardar pelo contacto da equipa, através do telemóvel, que irá confirmar a sua participação e a hora a que se deve dirigir às Consultas Externas, no Edifício do Patrocínio.