A Organização Mundial da Saúde (OMS) promove a celebração anual do Dia Mundial Sem Tabaco a 31 de maio, a que a Direção-Geral da Saúde se associa.
A campanha de 2024 tem como objetivo proteger as crianças e jovens das interferências da indústria do tabaco, por forma a evitar uma nova geração de consumidores dependentes de tabaco e nicotina.
Globalmente, de acordo com dados de 2022, pelo menos 37 milhões de jovens com idades entre os 13 e os 15 anos consomem alguma forma de tabaco. Na Região Europeia da OMS, 11,5% dos rapazes e 10,1% das raparigas com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos consomem tabaco (4 milhões).
Em Portugal, apesar da proibição de venda, em 2019, cerca de 30% dos jovens entre os 13 e os 18 anos a frequentar o ensino público já tinham fumado cigarros, 22% cigarros eletrónicos, 15% tabaco shisha e 5% tabaco aquecido.
Todos os anos a indústria tabaqueira e setores aliados investem somas avultadas, a nível mundial, em marketing e publicidade, com o objetivo de captar novos consumidores para substituir os que morrem, ou os que deixam de fumar, apostando em campanhas de marketing e no lançamento de novos produtos inovadores com nicotina. São utilizadas diversas estratégias, com potencial impacto negativo junto das gerações mais jovens:
- o Uso de aromas de frutos e doces em produtos do tabaco e líquidos dos cigarros eletrónicos, que atraem e levam os jovens a subestimar o risco e a iniciar o consumo.
- o Criação de novos produtos fáceis de transportar e com formatos tecnológicos atrativos e coloridos, parecidos, por exemplo, com canetas USB.
- o Promoção de novos produtos como sendo de “baixo risco” ou “alternativas limpas”, mesmo sem estudos independentes consolida- dos que comprovem essas afirmações.
- o Patrocínio de influencers e bloggers que usam o seu alcance mediático nas redes sociais para promover marcas, novos produtos de tabaco e outros produtos com nicotina.
- o Colocação estratégica destes produtos nos pontos de venda, junto de doces ou refrigerantes, ou outros locais facilmente visíveis pelas crianças e jovens.
- o Venda de cigarros perto das escolas, por vezes à unidade. promovendo a facilidade de acesso e comprometendo o normativo de proibição da venda a menores de 18 anos.
- o Marketing indireto, através da colocação de pessoas a usar estes produtos em filmes, séries de TV e em eventos com transmissão online.
- o Promoção de produtos e colocação de stands de venda em festivais e eventos juvenis.
- o Colocação de máquinas de venda em sítios frequentados por jovens.
Através desta campanha da OMS pretende-se:
- o Aumentar a conscientização da sociedade em geral sobre as estratégias de promoção do tabaco, de cigarros eletrónicos e de outros produtos com nicotina, com recurso às redes sociais e às plataformas de streaming, e ao seu impacto nocivo nas crianças e jovens.
- o Informar os jovens sobre as intenções e as táticas da indústria do tabaco e dos cigarros eletrónicos para os captar como novos consumidores.
- o Apelar aos governos para que adotem medidas políticas de prevenção e controlo do tabagismo, que permitam proteger eficazmente as crianças e jovens das influências da indústria, no sentido da criação de uma próxima geração livre de tabaco e da dependência da nicotina.
Saiba mais em:
- WHO World no Tobacco Day: https://www.who.int/europe/news-room/events/item/2024/05/31/default-calendar/world-no-tobacco-day-2024--protecting-children-from-tobacco-industry-interference
- WHO infograpfics: https://who.canto.global/v/UHB93IV5MD/album/KCDOE?display=fitView&viewIndex=0&gSortingForward=false&gOrderProp=uploadDate&referenceTo=&from=fitView&column=image&id=3nd6gc7r6p49l2irfu106qes1a
- Union for International Cancer Control (UICC). Why is tobacco especially risky for kids. https://www.youtube.com/watch?v=jictOZTdan0
Fonte DGS