Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Nacional de Educação de Surdos
SNS 24 assinala o primeiro ano da linha destinada aos cidadãos surdos.

O Dia Nacional de Educação de Surdos celebra-se anualmente a 23 de abril, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a situação das pessoas surdas e da sua linguagem em específico, sublinhando a necessidade de lutar por condições de vida, trabalho e educação mais apropriadas.

Assinala-se esta semana também, o primeiro ano de funcionamento da plataforma de atendimento por videochamada no Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS24 destinada aos cidadãos surdos.

Esta linha entrou em funcionamento  a 21 de abril de 2020, e conta com seis intérpretes de Língua Gestual Portuguesa que prestarão atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, para assegurar o esclarecimento destas pessoas.

A disponibilização deste serviço resulta de uma parceria entre a SPMS -Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o Instituto Nacional para a Reabilitação e a  Federação Portuguesa das Associações de Surdos.

O Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento segue parâmetros iguais para todos os cidadãos, diferindo apenas na forma de acesso, para melhor responder às necessidades de cada pessoa. Até hoje, foram efetuadas 1.243 triagens intermediadas por intérprete de Língua Gestual Portuguesa.

Além de garantir o acesso destes cidadãos à linha, a plataforma, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, pode ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo no Serviço Nacional de Saúde (centros de saúde e hospitais).

De acordo com a SPMS, o novo contrato de exploração do SNS 24 contempla a continuidade e melhoria do serviço existente, nos moldes em que tem sido prestado, garantindo assim o seu funcionamento durante os próximos três anos.

SNS 24 >​  Contacto acessível para cidadão surdo​

​​