
Para assinalar o dia mundial do doente de Alzheimer, no dia 21 de Setembro, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Évora realizou actividades junto da população que visaram sensibilizar e prestar esclarecimentos acerca desta doença.
A doença de Alzheimer é uma das formas mais comuns de demência e atinge cerca de 15 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal estima-se que pelo menos 70 mil pessoas sofram desta forma de demência que atinge principalmente as pessoas com mais de 60 anos mas começa a ter também expressão em população abaixo dessa faixa etária.
O panorama futuro prevê que nos próximos anos o número de doentes aumente para o dobro.
Desta forma, a equipa de profissionais de saúde do Centro de Saúde de Évora saiu á rua para alertar a população para os sinais e sintomas, tratamento e principalmente prevenção desta doença.
As actividades de sensibilização à comunidade começaram logo pela manhã, a partir das 9h no Mercado Municipal, e a partir das 16h na Praça do Sertório.
Às 17.3h no Salão Nobre da Câmara Municipal, esta equipa convidou toda a população a participar numa sessão de esclarecimento sobre o tema que contou com a presença de um médico Neurologista, representantes de uma associação de apoio ao utente e cuidadores e o testemunho de uma cuidadora.
Ver cartaz