Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Tuberculose

Dia Mundial da Tuberculose 2012

“Melhor é Possível, Stop à TB” é o lema do Dia Mundial da Tuberculose 2012, que se assinala a 24 de março.

A tuberculose é uma doença infecciosa bacteriana, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afecta sobretudo os pulmões.
Segundo a Direção Geral da Saúde, Portugal tem neste momento uma taxa de incidência de 21/100 mil habitantes e está próximo de ser considerado um país de baixa incidência (inferior ou igual a 20/100 mil habitantes).

A Região de Saúde do Alentejo é uma região de baixa incidência. No quinquénio 2006-2010, a taxa de incidência média anual foi de 19,9/100 mil habitantes, tendo sido notificados 526 casos de tuberculose dos quais 502 foram novos casos, com assimetrias na distribuição geográfica.
Em relação à distribuição por idades, o pico máximo de casos notificados ocorreu no grupo etário dos 35-44 anos.
Nas situações que representam risco acrescido para a doença (infecção VIH, nacionalidade estrangeira, reclusão), o peso destes grupos de risco no total de casos de tuberculose foi baixa (ou seja, tiveram pouca expressão no conjunto total dos 526 casos notificados), situação semelhante ao resto do País, sendo 3,2% dos casos com origem no estrangeiro; em 8,2% foi confirmada infecção VIH e 1,9% eram reclusos. Isto significa que a grande maioria de casos de tuberculose ocorreu em pessoas sem factores de risco.

No Alentejo, a taxa de cura é de 85,6% – este resultado ultrapassa a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde dos 85%.

Saber mais