Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Diabetes - "Vamos controlar a Diabetes. Agora!”

Dia Mundial da DiabetesNo próximo dia 14 de Novembro celebra-se o Dia Mundial da Diabetes, que é considerada o flagelo do século XXI pelo número de pessoas que está a afectar e pelas suas complicações causadoras de grande morbilidade e mortalidade.
Em Março de 2009, foi apresentado publicamente o “Estudo De Prevalência Da Diabetes” em Portugal, que revelou a existência de 11,7% de diabéticos, na população com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos,o que equivale a 905.305 Portugueses em risco. No entanto cerca de 51% destes – 461.706, não sabe que é diabético.
O objectivo para o período de 2009-2013 é a  Educação e Prevenção da Diabetes, sendo que o tema para este ano de 2010 é: "Vamos controlar a Diabetes. Agora!”.
Para o público em geral e para as pessoas em risco de virem a desenvolver diabetes, o foco será aumentar a consciencialização acerca da doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes. Para as pessoas com diabetes, o foco será difundir métodos para melhorar o conhecimento da diabetes de forma a compreender a doença e prevenir as complicações. Para as autoridades, os esforços evidenciarão as implicações das estratégias de prevenção da diabetes, promovendo a educação como o elemento chave no tratamento da doença.
As mensagens chave da campanha para este ano são:
* Conheça os sinais e sintomas da diabetes. Um diagnóstico precoce dá-lhe qualidade de vida;
* A prevenção e o tratamento da diabetes são simples e são custo-efectivo positivos;
* As crianças também podem ser afectadas. Conheça os sinais e sintomas de alerta. Vá ao seu médico de família para avaliar o risco de isto acontecer;
* Tenha uma vida activa e que lhe dê prazer, previna as complicações.
A educação e prevenção da diabetes é muito importante: fazer observações oftalmológicas periódicas, ter cuidados com a alimentação, evitar e tratar hipo glicemias, ter cuidados com os pés, fazer o controlo metabólico (a autovigilânia e auto-controlo), controlar os factores de risco (peso, hipertensão e colesterol elevado; evitar tabaco e moderar o consumo de alcool) e fazer exercício físico.