Dia Mundial de Luta Contra a Sida

Dia Mundial Luta Contra Sida 2011

Comemora-se no próximo dia 1 de Dezembro mais um Dia Mundial de Luta Contra a Sida. À semelhança de outros anos, a World AIDS Campaign tem vindo a adoptar temas que dão título às campanhas, sendo que adoptou para o presente ano de 2011 o tema "Getting to Zero": Zero novas infecções, Zero pessoas discriminadas e Zero mortes relacionadas com a infecção VIH.

Não existindo cura para a infecção, o VIH/sida é hoje uma doença para a qual existem tratamentos eficazes, com menos efeitos secundários dos existentes há anos atrás. No entanto, a não partilha de seringas e/ou outro material cortante que possa conter sangue infectado e a utilização consistente do preservativo são os comportamentos que melhor previnem a transmissão da doença.

No Alentejo, os doentes infectados são seguidos pelos Hospitais de Évora, Beja e Portalegre (este também com consulta descentralizada no Hospital de Elvas). Existem ainda 2 Centros de Aconselhamento e Detecção Precoce (CAD’s) para a Infecção VIH/sida na Região Alentejo (CAD Évora, que funciona no Hospital de Évora, edifício Patrocínio, gabinete 24 e CAD de Beja que funciona no Centro Saúde de Beja 2), que são espaços anónimos, confidenciais e gratuitos onde qualquer pessoa se pode dirigir para fazer o teste rápido e obter aconselhamento na área.

No sentido de sinalizar o dia e sublinhar a importância e prioridade de apostar na prevenção junto das populações, a ARS Alentejo I.P. vai levar a cabo um conjunto de iniciativas comunitárias tais como rastreios às populações e acções de sensibilização em escolas junto dos mais jovens. Serão ainda projectados vários slides com mensagens preventivas e outras de sensibilização nos quiosques multimédia dos serviços de saúde da região.

É fundamental continuar-se a apostar na detecção precoce da infecção pelo VIH, pois é através da detecção precoce que também são prevenidos um conjunto de transmissões futuras.