Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial do Não Fumador

Escolas Livres de TabacoDia 17 Novembro assinala-se mais um “Dia Mundial do Não Fumador”, uma oportunidade que será aproveitada para dar seguimento ao protocolo “Escolas Livres de Tabaco 2008/2011”, iniciativa que visa sensibilizar a comunidade para a necessidade de reduzir o número de mortes associadas ao consumo de tabaco. A ARSA, o IPJ e a DREA contam este ano com a participação da Equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora, dos Técnicos de Desporto da C.M. Évora e da Universidade de Évora, que se associam a esta iniciativa através da participação activa.

De manhã, entre as 9h e as 13h, serão feitas intervenções destinadas à comunidade (rastreios; aconselhamento nutricional e intervenção breve para parar de fumar) com recurso à Unidade Móvel de Saúde e à Equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora, que estarão na Praça do Giraldo até à hora do almoço. Associam-se a estas actividades alunos de 3º ciclo de escolas da Cidade que são parte integrante do projecto Escolas Livres de Tabaco, e que participarão em actividades de promoção de exercício físico dinamizadas pelos técnicos de Desporto da Câmara Municipal de Évora, que desta forma também se juntam à iniciativa.

Durante a tarde, entre as 14h e as 18h, a Unidade Móvel de Saúde irá estar nos Claustros da Universidade de Évora (Colégio Espírito Santo), promovendo actividades similares mas destinadas à comunidade Universitária (alunos, docentes e funcionários) e serão feitas provas de aptidão cardiorespiratória com determinação do consumo máximo de oxigénio, juntamente com as actividades de promoção do exercício físico.