Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Diabetes em Movimento® Évora

Em outubro de 2014 começou a ser implementado na cidade de Évora, o programa comunitário Diabetes em Movimento®, no âmbito de uma parceria entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade de Évora e o ACES Alentejo Central da Administração Regional de Saúde do Alentejo.


O Diabetes em Movimento® é um programa comunitário de exercício físico para doentes com diabetes tipo 2 desenvolvido em Portugal desde 2011 com objetivo de melhorar o controlo glicémico o risco cardiovascular e qualidade de vida desta população.
As sessões de exercício decorrem às 2ªs, 4ªs e 6ªs, entre as 16.30h e as 18.00h no Pavilhão Gimnodesportivo da Universidade de Évora (Bairro N.ª Sr.ª da Saúde), entre Outubro a Junho, e são monitorizadas e supervisionadas por alunos de Licenciatura e de Mestrado na área das Ciências do Desporto e de Enfermagem da Universidade de Évora.
Os participantes são recrutados nas Unidades de Saúde Familiar e nas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados do ACES Alentejo Central localizadas no concelho de Évora.
Este programa de intervenção comunitária é gratuito para os participantes e utiliza materiais desportivos de baixo custo (por ex., garrafas de água preenchidas com areia) e estratégias de exercício físico de elevada aplicabilidade e segurança.
Para além do apoio da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Direção-Geral da Saúde, este programa conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo, Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, e da Organização Europeia de Medicina do Estilo de Vida.
Mais informações em: www.diabetesemmovimento.com