Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Diabetes: Proteger o nosso futuro

Dia Mundial da DiabetesO dia 14 de novembro é o Dia Mundial da Diabetes – World Diabetes Day, resolução 61/225 das Nações Unidas. (www.worlddiabetesday.org).

A campanha do Dia Mundial da Diabetes 2013 marca o quinto e último ano da campanha de 2009-2013 sobre " educação e prevenção da diabetes “. O tema para este ano é:
“DIABETES: proteger o nosso futuro” e tem como objetivos envolver as comunidades locais na promoção e divulgação de mensagens de prevenção e educação simples e na organizarção de atividades que promovam o reconhecimento de que a diabetes é uma ameaça à saúde, com consequências graves que afetam a população em geral.
A campanha irá também reforçar a importância que pequenas e simples ações podem fazer para alcançar resultados significativos para as pessoas com diabetes e para aqueles em risco de desenvolver a doença.
Para a região do Alentejo sugere-se que as atividades a desenvolver incidam sobre duas das principais mensagens da campanha de 2013:

  • 1 em cada 2 pessoas com diabetes não sabe que é diabética. Você está em risco?
  • Diabetes: Conhecer as complicações

Os sintomas mais frequentes da diabetes são: urinar muito, em quantidade e muitas vezes, sentir sempre sede/boca seca, sentir necessidade de comer e perder peso, falta de forças/cansaço, visão turva, prurido (comichão).

As complicações mais graves da diabetes são a cegueira, insuficiência renal, enfarte do miocárdio e amputações dos membros inferiores.

Por isso, a educação e prevenção das complicações da diabetes é muito importante: fazer observações oftalmológicas periódicas, ter cuidados com a alimentação, evitar e tratar hipo glicémias, ter cuidados com os pés, fazer o controlo metabólico (a autovigilância e autocontrolo), controlar os fatores de risco (peso, hipertensão e colesterol elevado; evitar tabaco e moderar o consumo de álcool) e fazer exercício físico.

Mais informações em www.idf.org