Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Diabetes: Vamos proteger o nosso futuro

Dia Mundial da Diabetes

O dia 14 de novembro é o Dia Mundial da Diabetes – World Diabetes Day, resolução 61/225 das Nações Unidas. (www.worlddiabetesday.org).

A Diabetes está a afetar um elevado número de pessoas em todo o mundo e pelas suas complicações causadoras de grande morbilidade e mortalidade, é considerada uma doença major do século XXI.

O objetivo para o quinquénio 2009-2013 é EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO, sendo que o tema para este ano de 2012 é: Diabetes: Vamos proteger o nosso futuro.

A campanha deste ano liga a necessidade urgente de ação para a proteção da saúde das nossas gerações futuras. O objetivo é destacar a importância da educação - para profissionais de saúde, pessoas com diabetes e pessoas em risco - na redução do impacto do diabetes em todo o mundo. Pretende-se também envolver as crianças e jovens na promoção e difusão da educação e da prevenção da Diabetes, sensibilizando a população para as complicações provocadas por esta doença e para os cuidados a ter para a evitar.

A Diabetes é uma doença crónica caracterizada pela hiperglicemia, ou seja, pelo aumento da glicemia (açúcar no sangue), que pode não dar sinais no início. Por isso, as pessoas em geral devem recorrer ao seu médico de família se:

- tiver familiares com diabetes
- sofrer de obesidade, aumento da tensão arterial ou do colesterol no sangue
- se for mulher com diabetes durante a gravidez ou teve uma criança com mais de 4 kg ao nascer
- se for portador de doenças endócrinas ou doença do pâncreas.

Os sintomas mais frequentes da diabetes são: urinar muito, em quantidade e muitas vezes, sentir sempre sede/boca seca, sentir necessidade de comer e perder peso, falta de forças/cansaço, visão turva, prurido (comichão).

As complicações mais graves da diabetes são a cegueira, insuficiência renal, enfarte do miocárdio e amputações dos membros inferiores.

Por isso, a educação e prevenção das complicações da diabetes é muito importante: fazer observações oftalmológicas periódicas, ter cuidados com a alimentação, evitar e tratar hipo glicémias, ter cuidados com os pés, fazer o controlo metabólico (a autovigilância e autocontrolo), controlar os fatores de risco (peso, hipertensão e colesterol elevado; evitar tabaco e moderar o consumo de álcool) e fazer exercício físico.