Distrito de Portalegre já tem Unidade de Convalescença

Unidade de Convalescença HJMG

Entrou em funcionamento no passado dia 01 de Abril a Unidade de Convalescença do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, com 22 lugares de internamento. Trata-se da primeira Unidade de Convalescença da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados no distrito de Portalegre e vem colmatar uma necessidade identificada num distrito em que o índice de envelhecimento da população e a prevalência de doenças crónicas e incapacitantes se encontram acima da média nacional.

Esta nova Unidade resulta da adaptação de um serviço de internamento do Hospital Dr. José Maria Grande, onde funcionará também uma Unidade de Cuidados Paliativos, e foi integralmente financiada pelo Ministério da Saúde, através da Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P., num investimento que ascende a mais de 900.000 €.

Estes 22 lugares de internamento vêm acrescer aos 421 já existentes na região Alentejo, distribuídos por 15 concelhos nas tipologias de Convalescença, de Paliativos, de Média Duração e Reabilitação e de Longa Duração e Manutenção.

Para além destes lugares de internamento, já existem também no Alentejo 417 lugares assegurados pelas Equipas de Cuidados Continuados Integrados, as quais prestam cuidados no domicílio dos utentes dependentes, sempre que estão reunidas condições técnicas e de enquadramento sócio familiar para que o utente seja seguido no seu ambiente familiar.

Com a criação destas novas Unidades, o distrito de Portalegre passa a ter todas as tipologias da Rede de Cuidados Continuados Integrados uma vez que já possuía Unidades de Média Duração e Reabilitação em Arronches (21 lugares) e Marvão (19 lugares) e de Longa Duração e Manutenção em Ponte de Sôr (28 lugares), Alter do Chão (12 lugares) e Portalegre-Urra (30 lugares).