Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
#EUSOBREVIVI - Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres
Dia 25 de novembro, foi Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

 
Para assinalar a efeméride, o Governo, através da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, lançou a campanha #EuSobrevivi, que reforça a vigilância contra a violência doméstica e alerta para os desafios impostos pela pandemia de Covid-19.

 
A campanha basiou-se em mensagens escritas por vítimas durante a primeira vaga da pandemia para a linha SMS 3060, transmitindo informação útil acerca dos serviços de apoio existentes.

 
O vídeo da campanha decorre num contexto profissional, alertando para a importância de as pessoas que, no seu dia-a-dia, têm contacto com potenciais vítimas de violência doméstica se mobilizarem para as apoiar.

 
Celebrado anualmente em 25 de novembro, a data visa para denunciar a violência contra as mulheres no mundo e exigir políticas em todos os países para sua erradicação.

 
Em 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU) designou oficialmente a dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde então, essa data tem sido comemorada no mundo.

 
A data está relacionada com a homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. As irmãs tornaram-se um símbolo.

 

 
Para saber mais, consulte:

 
Portal do Governo >​ Notícia