Encerramento das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental - Outubro Fora de Portas
No âmbito do evento “Outubro Fora de Portas”, teve lugar no dia 26 de outubro na sala de conferências do Hospital Dr. José Maria Grande em Portalegre, o debate sob a temática FUTURO - Profissionais do Hoje e do Amanhã, marcado pela presença da Dr.ª Ana Matos Pires, Responsável pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e pelos diversos profissionais das equipas transdisciplinares de vários serviços e instituições do Alentejo.

A conversa/debate que teve início pelas 14 horas foi direcionada para o futuro dos profissionais que estão em início de carreira, sendo que, apesar das condições de precariedade que se vivem hoje, existe uma aposta, natural e intrínseca, no trabalho que todos os dias há para realizar, procurando não só a realização profissional/pessoal como o bem-estar de indivíduos e populações.
Foram quatro horas de debate tal o interesse e entusiamo demonstrados.

Pelas 21 horas no Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre, com uma sala cheia, demonstrando o interesse que a temática foi suscitando ao longo do “outubro fora de portas”, assistiu-se ao filme “Pára-me de repente o pensamento.”

Albano Silva fez uma resenha histórica do Hospital Condes Ferreira onde o filme foi realizado e de personagens (não fictícios) que por ali passaram deixando a sua marca.
O debate entre a assistência, marcado pela presença de profissionais da saúde mental legando um pouco da sua experiência, e pelos leigos (mas interessados) pela temática, foi longo e de grande interesse, uma vez que raramente tal ocorre num espaço público, tendo o mesmo continuado já numa vertente informal após o encerramento do CAEP.

O último dia do evento, 28 de outubro teve início com uma sessão inaugural na Escola Superior de Saúde de Portalegre, apresentada pela Presidente da Mesa do Colégio da Especialidade de Saúde Mental e Psiquiátrica, Enfª. Helena Quaresma, que mostrou um pouco da realidade da Saúde Mental que está a acontecer em Portugal e na Europa, em termos de intenções, recomendações da União Europeia e Organização Mundial da Saúde, dos Planos em execução e dos números que evidenciam o quanto se adoece mentalmente, e o tão pouco que se valoriza esta realidade.
Outras realidades numa mesa com profissionais da Extremadura Espanhola, Brasil, Açores e outros pontos do País, com o DICAD (Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências) e inovações em termos de Ensino de Enfermagem. Esta diversidade de saberes e saber fazer mostrou como a realidade em Saúde Mental é tão diferente e ao mesmo tempo tão igual em vários contextos e demonstraram como o empenho é fundamental, mesmo que os recursos sejam parcos, quando se trata de Estar com as pessoas que sofrem de perturbação mental. Dado a riqueza do mesmo, o debate continuou após a pausa para o almoço.
Esteve presente o Coordenador da Saúde Mental da Direção Geral da Saúde, Dr. Álvaro de Carvalho que trouxe alguns apontamentos do Plano Nacional para a Saúde Mental, alargado até 2020, com as alterações previstas a nível de estruturas e financiamentos, a realidade dos Cuidados Continuados para a Saúde Mental e a sua demora na implementação efetiva, dando uma esperança para um avanço em 2017.

O dia 28 de outubro, terminou com o filme “UMBRA”, um documentário do Enfº Pedro Renca de Coimbra, que mostra claramente que a Enfermagem pode fazer diferente e sair da sua atividade clássica, para outras formas de intervenção e outras técnicas a usar, saindo de planos medicamentosos (os mais usados) e que não esgotam, de todo, uma intervenção mais abrangente.