Encontro - À Mesa com a Disfagia

O evento “À Mesa com a Disfagia” teve lugar no dia 20 de novembro de 2019 no Hospital Litoral Alentejano. O principal objetivo foi promover um debate sobre a intervenção na disfagia na ULSLA, visando a sensibilização e a discussão multidisciplinar sobre o tema, em contexto de cuidados hospitalares e cuidados de saúde primários.
Contou-se com cerca de 60 participantes com representatividade das mais diversas áreas da saúde, desde a Terapia da Fala à Medicina, passando pela Farmacêutica, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Enfermagem, entre outras, à semelhança dos oradores e moderadores convidados. O dia foi assinalado pela multidisciplinaridade através da apresentação da disfagia enquanto emergência médica, preponderância da sua identificação precoce, formulações terapêuticas, metodologias de reabilitação e adaptações de dieta, terminando o dia com o testemunho de um familiar de um utente com disfagia.

A articulação de grupos profissionais com diferentes perspetivas e especificidades permitiu que este evento representasse uma mais-valia para o reconhecimento da disfagia enquanto condição clinica complexa e com impacto significativo tanto na qualidade de vida do utente e sua família como para o aumento dos custos em saúde.

O reconhecimento da necessidade de capacitação de uma equipa multidisciplinar de abordagem ao utente com disfagia foi formalizada a partir do desenvolvimento do Projeto “Disfagia: Identificar para Prevenir” (Dis.IP) cujo principal objetivo corresponde à identificação precoce da disfagia para minimização das suas possíveis complicações. O projeto Dis.IP foi iniciado em fevereiro de 2019 e é transversal a todos os serviços de internamento do Hospital do Litoral Alentejano. O serviço de Medicina A foi a unidade-piloto do projeto no entanto, atualmente já está a ser desenvolvido nos serviços de Medicina B, Unidade de Cuidados Intermédios, Unidade de Cuidados Intensivos e Unidade de AVC. Os serviços de Cirurgia, Ortopedia, Paliativos, Urgência e Unidade de Convalescença estão em fase de preparação para implementação.