Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Enfermeira Jesus Caeiro da ULSBA continua Missão em Moçambique


Jesus Caeiro, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, continua a sua missão de voluntariado em Moçambique, através da Cruz Vermelha Portuguesa, e relata-nos as principais atividades e algumas surpresas ocorridas nos últimos dias. 


“Os dias são intensos e passam rapidamente, mas por cá, continuamos a dar o nosso melhor”. Assim é, segundo a profissional, o trabalho e o espírito vividos nesta experiência de vida.
Na Maternidade, equipa de Saúde promove reuniões diárias com as mães e fala acerca da importância da amamentação, cuidados ao recém-nascido e planeamento familiar. É ainda prestado apoio na Consulta do Pós-Parto, onde são atendidas as mães e os recém-nascidos até aos 28 dias.


No dia 10 de junho, conta-nos, que “o trabalho acabou da melhor maneira, com um parto gemelar – um menino e uma menina – para surpresa de todos, inclusive da mãe. Estão todos bem!”. O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas terminou com um jantar comemorativo da data.
O trabalho da equipa de profissionais, na qual está integrada a Enfermeira Jesus Caeiro, desenvolve-se ainda no âmbito da formação, destinada à população e a outros profissionais da área. Na última sessão foi abordado o tema da hipertensão arterial. E quando necessário, conta, o grupo de profissionais participa no apoio logístico, “que incluiu toda a reorganização do hospital de campanha, para permitir iniciar as obras de reconstrução do Centro de Saúde de Macurungo e da Maternidade, com muitas emoções em todo o processo.”


Recordamos que a Enfermeira Jesus Caeiro integra, desde o dia 28 de maio, a equipa de trabalho no Hospital de Campanha que apoia o Centro de Saúde Urbano de Macurungo, na Beira, responsável pelas respostas de saúde materno-infantil e obstetrícia e prestação de cuidados primários de saúde. A missão tem duração de um mês.