Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Enfermeiro da ULSBA é co-author de publicação científica
Paulo Lopes, Enfermeiro da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente da ULSBA é co-autor de artigo científico de revisão, publicado em janeiro de 2022, no número especial da revista Journal of Personalized Medicine.

Artigo: “Bibliometric Analysis of the Informal Caregiver’s Scientific Production

Enquadramento

Devido ao aumento das necessidades de cuidados, principalmente nos idosos, surgiu o conceito de cuidador. Este conceito tem sofrido alterações ao longo dos anos devido a múltiplas abordagens e novas pesquisas na área. É neste contexto que surgiu o conceito de cuidador informal.

Objetivo

Analisar a evolução do conceito de cuidador.

Método

Análise bibliométrica de acordo com as guidelines de Donthu e colaboradores. Colheita de dados (Web of Science Core Collection) e análise de dados (Excel; CiteSpace; VOSviewer).

Resultados

Obteve-se um total de 22.326 artigos. O conceito surgiu em 1990, sofrendo alterações, principalmente desde 2016 onde começa a surgir o termo “cuidador informal”, frequentemente associado a áreas da Gerontologia e Enfermagem. Da análise emergiram as seguintes fronteiras de pesquisa: “Doença de Alzheimer”, “Idosos” e “Institucionalização”.

Conclusão

O cuidador informal surge como um aliado na prestação de cuidados, sendo cada vez mais estudado pela comunidade científica, particularmente nos últimos 5 anos.

 

Leia o Artigo na íntegra


Nota: O estudo “Bibliometric Analysis of the Informal Caregiver’s Scientific Production” foi desenvolvido com a colaboração de investigadores do Comprehensive Health Research Centre (CHRC) – Universidade de Évora.

 

Acerca do Journal of Personalized Medicine

O Journal of Personalized Medicine (JPM) é uma revista científica na área da saúde, de livre acesso, com tiragem mensal.

Com sede na Basileia, Suíça, encontra-se indexada em bases de dados importantes como a Scopus, a Web of Science (WoS), a PubMed ou a Embase.

Trata-se de uma revista que pertence ao Quartil 1 na categoria Health Care Sciences & Services do Journal Citation Reports (JCR), apresentando um Fator de Impacto (FI) de 4.945.​



Fonte ULSBA​


​​​