Centro Académico Clínico do Alentejo - Ensino e investigação em saúde
Governo cria novos centros académicos clínicos.

O Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Centro Académico Clínico do Alentejo foram formalmente criados, segundo uma portaria divulgada no Diário da República (DR) a 25 de março. Foi também publicado o diploma que atribui o estatuto de centro académico clínico à associação CAC Católica Luz – Centro Académico Clínico Católica Luz.

O Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro, abreviadamente designado por CAC(elevado a TMAD), resulta de um consórcio entre o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e os Agrupamentos de Centros de Saúde de Trás-os-Montes – Alto Tâmega e Barroso, do Douro I – Marão e Douro Norte e do Douro II – Douro Sul, representados pela Administração Regional de Saúde do Norte

Já o Centro Académico Clínico do Alentejo (C-TRAIL) é composto pela Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico de Beja, Administração Regional de Saúde do Alentejo, Hospital do Espírito Santo de Évora, Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.

Estes consórcios têm como principais objetivos o avanço e a aplicação do conhecimento e da evidência científica para a melhoria da saúde.

O estatuto de centro académico clínico foi também à CAC Católica Luz – Centro Académico Clínico Católica Luz, uma associação privada sem fins lucrativos, constituída pela Universidade Católica Portuguesa, a Luz Saúde, o Hospital da Luz, a GLSMED Learning Health e a União das Misericórdias Portuguesas.

Para saber mais, consulte:

Portaria n.º 126/2022
Cria o Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro

Portaria n.º 127/2022
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Saúde
Cria o CenTRo Académico clÍnico do ALentejo, abreviadamente designado por C-TRAIL

Portaria n.º 128/2022
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Saúde
Atribui o estatuto de centro académico clínico à associação CAC Católica Luz – Centro Académico Clínico Católica Luz

Fonte SNS ​