Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Equipa Multidisciplinar da Unidade de AVC assinala dia nacional do doente com AVC

 

 

A Equipa Multidisciplinar da Unidade de AVC do Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE assinalou o Dia Nacional do Doente com AVC 2019, com algumas iniciativas envolvendo a população. Iniciativas estas que visaram sensibilizar as pessoas para os sinais de alerta e para os fatores de risco do AVC. Dos 8 aos 80 anos, crianças e adultos, aprenderam um pouco mais sobre uma das doenças que causa o maior número de mortes em Portugal.

No dia 27 de março realizou-se uma caminhada, com crianças do ensino básico do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira e adultos da Universidade Sénior de Évora, subordinada ao tema “À procura dos sinais de alerta”. Uma manhã lúdica, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Évora. Durante cerca de 3 horas, caminhou-se aprendendo que qualquer um dos sinais “boca ao lado, dificuldade em falar ou falta de força num braço” são motivos para ligar o 112 e pedir ajuda. A caminhada terminou com uma simulação de chamada para o 112, para que todos saibam o que devem indicar ao telefone, perante a presença de um ou mais sinais de alerta.

No dia 31 de março decorreu a inauguração da exposição “Prevenir É Cérebro” alusiva aos fatores de risco do AVC. Trata-se de uma exposição de fotografias da autoria de José Ramos, professor na Universidade Sénior, que graciosamente se prontificou a colaborar nesta iniciativa. A exposição decorreu, na Sala de Exposições da CME, ao lado do Café Arcada, na Praça do Giraldo, entre os dias 31 de março e 7 de abril.

Para Luísa Rebocho, Responsável pela Unidade de AVC do HESE, EPE “estas iniciativas constituem momentos muito importantes de partilha de informação junto da população. Há alguns anos que realizamos este tipo de ações, que informam sobre os sinais de alerta para o AVC e também sobre os fatores de risco. Constatamos que, embora não haja uma diminuição dos AVC na nossa região, notamos que não há nenhum aumento, por isso acreditamos que estas ações fazem diferença. Por outro lado, a aposta nos mais jovens é fundamental para que no futuro tudo seja diferente.”