Equipa da Consulta Pediátrica de Diabetes do HESE assinala Dia Mundial da Diabetes
Anualmente, dia 14 de novembro, assinala-se o Dia Mundial da Diabetes para chamar a atenção de todos os cidadãos para a problemática da Diabetes. Este ano, a equipa da Consulta Pediátrica de Diabetes, do Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, assinalou esta efeméride com um lanche com as crianças e jovens da consulta. Profissionais, famílias e utentes reuniram-se durante a tarde para um convívio para assinalar o dia e partilhar as suas experiências.
A consulta de diabetes pediátrica foi criada em 2001 e tem registado um aumento sucessivo de crianças e jovens em seguimento no nosso Hospital. Atualmente, são seguidos 67 Utentes e respetivas famílias. Até dezembro de 2017, 12 tinham bomba de insulina.

Desde o início deste ano, o HESE foi reconhecido como Centro de Tratamento de Dispositivos de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina (PSCI), o que permitiu que mais dispositivos fossem colocados até agora a crianças do Alentejo. Trata-se do único centro da região. Funciona com uma equipa dedicada e especializada nesta área, que dá resposta a todas as crianças da região com esta patologia, garantindo a equidade dos cuidados no Alentejo.

A Diabetes Mellitus tipo1 é uma das doenças crónicas mais frequentes nas crianças e nos adolescentes. A equipa da Consulta Pediátrica de Diabetes, que constitui também o Centro de Tratamento de Dispositivos de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina (PSCI),  ajuda diariamente várias famílias, crianças e jovens a ultrapassarem as dificuldades e etapas com que se deparam para viver com a Diabetes. A terapêutica com insulina, necessária para a vida destas crianças e adolescentes, é administrada em várias injeções diárias (no mínimo 5), ou com a bomba de insulina, também fazem várias picadas para avaliação das glicémias capilares, a fim de obter o melhor controle metabólico possível pelos ajustes frequentes realizados. A exigência de cuidados a que obriga esta doença crónica implica grande envolvimento das famílias e, nas crianças mais pequenas e adolescentes, a cuidados quase permanentes, o que condiciona a vida de todos.
No âmbito do Programa Nacional para a Diabetes, foram colocadas, até 2018, bombas de insulina a todos os menores de 14 anos com capacidade para utilizarem estes dispositivos. No ano de 2019, serão colocadas nos jovens que têm até 18 anos.
A implementação em Portugal de outra forma de administração de insulina, através dos sistemas de infusão contínua subcutânea de insulina (bombas de insulina), veio permitir uma melhor qualidade de vida e melhor controle metabólico às crianças e jovens com Diabetes tipo 1, com ganhos em saúde  no seu futuro.