Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Equipa da Consulta de Diabetes Pediátrica do HESE assinalou o Dia Mundial da Diabetes

A equipa da Consulta de Diabetes Pediátrica comemorou o Dia Mundial da Diabetes, no passado dia 14 de novembro. Ao longo da tarde, os profissionais proporcionaram um momento diferente com as crianças, jovens e familiares da consulta, realizando um lanche. O evento foi animado com a música de um dos jovens da consulta. Para estas crianças, jovens e suas famílias todos os dias, a todas as  horas, a Diabetes está presente.

A equipa ajuda diariamente várias famílias, crianças e jovens a ultrapassarem as dificuldades e etapas com que se deparam para viver com a Diabetes.
 
Contribuir para que sejam crianças e jovens felizes, com o desenvolvimento e crescimento adequado e uma realização escolar e profissional é o objetivo da Consulta de Diabetes Pediátrica.
O lema é “Não é divertido ter Diabetes, mas a vida tem de ser divertida mesmo com a Diabetes é o nosso lema”.
 
A consulta de diabetes pediátrica foi criada em 2001 e tem registado um aumento sucessivo de crianças e jovens em seguimento no nosso Hospital.
Atualmente, são seguidos 60 Utentes e respetivas famílias, 12 dos quais são portadores de bombas de insulina.

Desde 1991 que o dia 14 de Novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde como dia Mundial de Diabetes.

O objetivo deste dia é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da Diabetes.

Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente.

Portugal posiciona-se entre os países europeus que registam uma das mais elevadas taxas de prevalência da Diabetes a qual foi estimada em 13,3% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, o que corresponde a mais de um milhão de indivíduos, de acordo com os últimos dados do Observatório Nacional da Diabetes.