Equipa da Unidade de AVC do Hospital de Évora assinala Dia Nacional do Doente com AVC

No dia 31 de março, Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral, a equipa da Unidade de AVC do Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE assinala a data com a realização de Sessões de Esclarecimento sobre os sinais de alerta do AVC e os fatores de risco vascular. As sessões decorrem entre as 10h30 e as 15h30, no espaço Galeria INATEL, em Évora. Estas sessões, dirigidas à população, têm como objetivo ensinar a reconhecer os sinais de alerta do AVC.

Sara Barata, Neuropsicóloga da Unidade de AVC do HESE, EPE realça que “é fundamental que a população tenha este conhecimento, pois a literacia em saúde salva-vidas. Uma população bem formada e informada, terá sempre mais ferramentas para prevenir, agir e reajustar”.

Ao longo do dia, vão estar presentes nas sessões alunos da Escola Gabriel Pereira, de 10º e 11º anos. A literacia em saúde e o contacto direto com a comunidade é uma mais valia para a saúde de todos. Nos últimos anos, a equipa da Unidade de AVC do HESE tem promovido várias ações junto dos mais jovens. As crianças e jovens identificam e compreendem os sinais de alerta, comunicam aos adultos e estão atentos aos avós.

No AVC, “Tempo é Cérebro”, esta expressão resume a importância da rapidez de resposta sempre que reconhecemos algum dos três sinais de alerta. Sara Barata explica que “é preciso saber identificar os sinais de alerta, os três F’s: alteração da Face (boca ao lado), perda de Força num braço e dificuldades na Fala. Na prevenção do AVC, é crucial o controle dos fatores de risco vascular, tais como a tensão alta, colesterol alto, obesidade, tabagismo e o alcoolismo”.

A Unidade de AVC do Hospital do Espírito Santo de Évora é uma unidade de referência regional, com acesso a Via Verde AVC, cuidados diferenciados e específicos.