Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Equipa da VMER-ULSNA realiza cursos de Suporte Avançado de Vida
A equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) realizou, dos dias 5 a 7 e 14 a 16 de junho, dois cursos de Suporte Avançado de Vida (SAV) no Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre.

O curso de SAV destina-se a médicos e enfermeiros, com o objetivo de treinar os profissionais sobre como atuar de forma adequada em situações de paragem cardiorrespiratória (PCR), segundo as recomendações atuais do European Ressuscitation Council e a American Heart Association.

O conteúdo programático do curso inclui: situações de peri-paragem cardíaca, algoritmo de actuação na PCR, desfibrilhação manual, cardioversão e pacing, cuidados pós-reanimação, decisões sobre iniciar ou suspender manobras de reanimação e situações especiais, como PCR em contexto de afogamento, trauma ou anafilaxia. O formato do curso assenta em workshops teórico-práticos, tornando-o mais interactivo e dinâmico, e uma experiência pedagógica mais enriquecedora.

Nestas duas edições participaram 33 formandos, sendo o corpo de formadores constituído por elementos da VMER de Portalegre.

A partir de Setembro abrirão novas edições do curso SAV, a divulgar.


Fonte ULSNA ​


​​​