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Equipa de Saúde Escolar da UCC de Évora publicou um artigo na revista International Journal of Health Science
A equipa de Saúde Escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora publicou um artigo na revista International Journal of Health Science sobre a intervenção do Enfermeiro de Saúde Escolar na Educação para a Saúde, na sequência do trabalho desenvolvido neste âmbito.

A Promoção e Educação para a Saúde (PES) nas escolas é um processo contínuo que visa desenvolver competências nas crianças e jovens, para que possam construir um projeto de vida e sejam capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis.

Nesta investigação foram definidos os seguintes objetivos: apresentar os projetos desenvolvidos pela equipa de saúde escolar da Unidade de Cuidados Comunitários (UCC), na promoção e educação para a saúde e contribuir para aumentar o nível de literacia em saúde na comunidade educativa.

Este estudo pode ser classificado como qualitativo, uma vez que foi utilizada a metodologia de estudo de caso.
O trabalho desenvolvido pela equipa de saúde escolar baseia-se na metodologia de projecto baseada no manual proposto pela Escola para a Saúde na Europa, e contém uma metodologia que abrange todas as etapas do processo de planeamento: identificação de necessidades, definição de prioridades, desenvolvimento de ações e avaliação de processos.

Este estudo tem como objetivo destacar a contribuição do enfermeiro de saúde escolar nos diferentes projetos desenvolvidos pela equipe de saúde escolar da UCC.
Quanto aos procedimentos éticos, os participantes envolvidos no estudo não serão identificados.

No âmbito da saúde escolar, os enfermeiros desenvolvem a sua atividade nas seguintes áreas de intervenção:

- Saúde mental e competências socioemocionais;
- Educação para os afetos e sexualidade;
- Alimentação saudável e atividade física;
- Higiene corporal e saúde oral;
- Hábitos de sono e descanso;
- Educação postural;
- Prevenção do consumo sem substâncias e comportamentos de dependência. Assim, a intervenção em saúde escolar contribui para a obtenção de ganhos em saúde através da promoção de contextos escolares amigos da saúde, ajudando a elevar o nível de literacia em saúde e tentando melhorar o estilo de vida da comunidade educativa.