Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Equipa de Terapeutas da Fala do HESE desenvolve projeto de comunicação
No dia 6 de março comemora-se, na União Europeia, o Dia da Terapia da Fala, para destacar o impacto de diferentes tipos de distúrbios da comunicação. Em 2018, o Comité Permanente de Ligação dos Terapeutas da Fala da União Europeia (CPLOL) escolheu a Comunicação Aumentativa e Alternativa como tema.  E se…não tivesse capacidade para comunicar? Sabia que comunicar não é só falar?
 
A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) tem como objetivo utilizar vários métodos de comunicação que auxiliam o indivíduo a expressar pensamentos, desejos e necessidades, sentimentos e ideias, recorrendo a várias técnicas e ferramentas, nomeadamente tabelas de comunicação com imagens, fotografias ou símbolos, objetos reais, dispositivos eletrónicos geradores de fala, gestos entre outros.
 
A equipa dos Terapeutas da Fala do serviço de Medicina Física e de Reabilitação do HESE EPE, atende diariamente utentes com perturbação da comunicação (alterações graves na transmissão e/ou compreensão de uma mensagem), em consequência de patologias diversas (esclerose lateral amiotrófica; esclerose múltipla, AVC, traumatismos crânio-encefálicos, paralisia cerebral entre outros). Alguns destes utentes, para conseguirem comunicar e participar nas atividades da comunidade e/ou no seio da sua própria família necessitam de ajudas à comunicação.
 
Neste serviço, os utentes são avaliados e, de acordo com a sua capacidade, são selecionados os métodos ou formas que melhor os auxiliam no seu quotidiano. Sendo depois realizado o treino em sessão de Terapia da Fala com o Terapeuta e, em conjunto, com os parceiros de comunicação.
 
De acordo com a Coordenadora dos Terapeutas da Fala, Céu Magalhães, o Serviço tem em desenvolvimento um Projeto de Comunicação, que visa facilitar a comunicação, oferecendo formas alternativas à Fala para estes utentes, adaptando a sinalética existente no local e provendo a formação dos vários profissionais que trabalham no serviço, para que estejam mais alerta e disponíveis para auxiliar a comunicação dos utentes, criando no serviço um ambiente Amigo da Comunicação, acrescentando que o objetivo é alargar o projeto a todo o Hospital, por forma a facilitar a comunicação e o acesso dos Utentes.