Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSBA - Equipa de apoio psicossocial tem projeto de voluntariado em cuidados paliativos
A Equipa de Apoio Psicossocial da ULSBA, em parceria com o Grupo de Apoio de Beja da Liga Portuguesa Contra o Cancro, vai desenvolver um projeto de voluntariado comunitário em cuidados paliativos.

O voluntariado constitui um importante contributo no aumento da qualidade de vida das pessoas com doença avançada e dos seus familiares, por isso a sua atividade será centrada nas necessidades e no conforto do doente e da sua família.
Entende-se, igualmente, que o voluntariado acrescenta valor humano, de relação de proximidade à intervenção realizada pelos profissionais, sendo parte integrante, e importante, da equipa de cuidados.

Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS), em funções desde 3 de dezembro de 2018 e composta por duas psicólogas e uma assistente social, integra o Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doença Avançada, financiado pelo BPI| Fundação “la Caixa”, trabalhando em conjunto com a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja + para melhorar a qualidade de vida das pessoas com doenças avançadas e das suas famílias.

Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) tem como missão o apoio ao doente oncológico e sua família e um dos seus objetivos é o de contribuir para a humanização da assistência ao doente oncológico, em todas as fases da doença.

A partilha de objetivos permite um terreno fértil para o desenvolvimento deste projeto conjunto de voluntariado comunitário em cuidados paliativos.

Inicialmente, este projeto será implementado na cidade de Beja, o qual será alargado a outras localidades dos concelhos na área de atuação da EAPS. O voluntariado em cuidados paliativos dá um contributo importante para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com doença avançada e seus familiares. Para tal, os voluntários terão formação adequada e contarão com o apoio da EAPS no desenvolvimento da sua atividade.

 

A EAPS e a LPCC convidam-no a participar neste projeto.

Junte-se a nós, porque a vida continua a ser vida até ao último instante.

 

INFORMAÇÕES E CANDIDATURAS

Através do email eaps@ulsba.min-saude.pt ou grupoapoiobeja@ligacontracancro.pt.​






​​