Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Estágios Académicos da UE em Enfermagem no ACES-Alentejo Central da ARS Alentejo
Foi publicado na Revista TREZE de 14 de dezembro, um artigo redigido pela Vogal do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Alentejo Central, Enfermeira Paula Pimpão, que aborda as mais-valias dos estágios académicos. Exemplo da boa articulação entre o ACES Alentejo Central e a Universidade de Évora. 

 

Artigo: 

O Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES AC) muito estima a articulação existente com a Universidade de Évora/ Escola Superior de Enfermagem São João de Deus e se orgulha de receber ensinos clínicos (vulgarmente designados por estágios) na área da Enfermagem, tanto a nível do 1º ciclo (Licenciatura) como do 2º ciclo (Mestrado) e colaborar na formação e no percurso académico destes alunos em contexto comunitário. 

 As mais-valias deste processo são mútuas, pois envolve sempre uma partilha de conhecimentos, aperfeiçoamento de habilidades, interacção contínua, articulação, trabalho em equipa e a mobilização de competências múltiplas em cada uma das situações diárias encontradas numa integração entre a teoria ministrada na escola e a prática que se apresenta no estágio. 

 É também essencial a estreita relação desenvolvida com os docentes, que são fundamentais na parceria estabelecida entre a es-cola e os locais de estágio, para que possam desenvolver uma articulação adequada às necessidades de ambas as partes.  

Os estágios potenciam as capacidades dos alunos, a sua prática reflexiva em contextos de ação concretos, nas quais comunicam muitas vezes pela primeira vez com as dificuldades quotidianas, num processo interativo e dinâmico de reformulação de objetivos tendo em vista uma melhoria contínua e a segurança nas suas decisões. Aos enfermeiros são pedidas atitudes corretas, nomeadamente, disponibilidade, abertura e presença, essenciais para o desenvolvimento profissional e pessoal do estudante e um ambiente facilitador de aprendizagens.  

E porque também já estive em todos os papéis desta cadeia posso afirmar que os estágios são um processo de aprendizagem indispensável e privilegiado no ensino da Enfermagem que em muito contribui para a formação de profissionais competentes e de excelência, dos quais todos fazemos parte. 

 

Paula Pimpão, Enfermeira e Vogal do Concelho Clínico  

e de Saúde do Agrupamento de Centros 

de Saúde do Alentejo Central (ACES AC) 

 

 

FONTE  

 https://www.uevora.pt/inovar/dic2e/treze/Publicacao-TREZE-Numero-24 

 ​