Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Estudo Observacional - Avaliação do Pé do Diabético na Unidade de Saúde Familiar Planície em Évora
Foi publicado na Revista Portuguesa de Diabetes, Volume 16, Nº2 de junho de 2021 um artigo das autoras Marília Mira1, Eleonora Paixão2, Isabel Cabrita1 e Cidália Guerreiro1 com o título “Estudo Observacional: Avaliação do Pé do Diabético na Unidade de Saúde Familiar Planície em Évora”, (1- Enfermeira na Unidade de Saúde Familiar Planície do Centro de Saúde de Évora, ACES AC, 2- Bioestatista na Administração Regional de Saúde do Alentejo).

Resumo
Introdução: A prevenção das lesões que surgem nos pés dos utentes diabéticos, implica um cuidado rigoroso e frequente observação dos pés. O exame do pé obriga à identificação de fatores de risco condicionantes de lesões, sinais de neuropatia e/ou isquemia e à inspeção de calçado e meias.

Objetivos: Avaliar o grau de risco para o desenvolvimento de ulceração, conhecimentos e cuidados com o pé. 
Material e métodos: Estudo exploratório, descritivo, prospetivo e transversal, realizado na população de utentes diabéticos da USF Planície. Foi aplicado um questionário, durante a consulta, para caracterização do utente, informações gerais de saúde e avaliação do grau de risco de ulceração. 

Resultados: Foram avaliados 633 utentes diabéticos, 12,6% tinha alto risco para ulceração, 2,2% ferida ativa e 1,3% antecedentes de amputação. A grande maioria dos diabéticos avaliados tinha conhecimentos dos cuidados a ter com os pés.

Conclusão: A identificação do doente diabético com risco de ulceração é o aspeto mais importante para a prevenção de complicações do pé. A prevenção baseia-se na educação terapêutica, incentivo ao autocuidado e autovigilância do pé.

Salienta-se a importância que os participantes colocaram nas equipas dos CSP, na prevenção e tratamento de complicações do pé do diabético.

O artigo pode ser consultado na íntegra em :http://www.revportdiabetes.com/rpd-jun-2021/​
​​