Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Exercício de Sensibilização para o risco sísmico

A Autoridade Nacional de Proteção Civil promove no dia 13 de outubro de 2017 mais uma edição do exercício “A TERRA TREME”.
 
Este exercício de âmbito nacional, que se enquadra nas comemorações do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, instituído pelas Nações Unidas, tem como objetivo primordial divulgar práticas que permitam aos cidadãos agir em segurança quando confrontados com uma situação de risco.
 
À semelhança dos anos anteriores o exercício terá a duração de 1 minuto com início às 10H13 e consta da execução dos três gestos a executar durante a ocorrência de um sismo: BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR.

  sete passos.png

Convidamos os participantes a promover ações de âmbito mais alargado, para as quais nos disponibilizamos para colaborar, no sentido de enquadrar estes três gestos propostos nos “SETE PASSOS” que nos mostram as ações a executar antes, durante e depois de um sismo:


ANTES

1º Passo: Identificar e corrigir os riscos existentes em casa

2º Passo: Elaborar um Plano de Emergência Familiar

3º Passo: Preparar um Kit de Emergência

4º Passo: Conhecer os pontos mais fracos do edifício


DURANTE

5º Passo Executar os três gestos: Baixar, Proteger e Aguardar


DEPOIS

6º Passo: Cuidar de si, dos seus e dos mais vulneráveis

7º Passo: Colaborar com as Autoridades

 

Tal como aconteceu nas edições anteriores solicitamos a inscrição da instituição ou particular no exercício através do site http://www.aterratreme.pt/. No site referido tem ainda informação disponível sobre sismos e materiais de divulgação que pode utilizar nas ações que promover para a sua realização.

O envio de fotos sobre o exercício na instituição que promove ou como particular deverá ser enviado para o site acima referido.


A Terra Treme_cartaz.pdfA Terra Treme_cartaz.pdf

A Terra Treme_folheto.pdfA Terra Treme_folheto.pdf