Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Experiência piloto da ECCI 24 de Évora com excelentes resultados

A experiência-piloto com equipa multiprofissional que presta apoio a tempo inteiro, em Évora, teve um resultado muito positivo e deverá ser alargada na rede nacional de cuidados continuados integrados.


No ano de 2017, os primeiros resultados da experiência-piloto da equipa de cuidados continuados requalificada, que apoiou a tempo inteiro 25 doentes do concelho de Évora foram considerados excelentes, por Manuel Lopes, coordenador da reforma dos cuidados continuados integrados.


Esta equipa multidisciplinar é diferente das equipas domiciliárias convencionais dispondo de enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta da fala, etc., que prestam um apoio a tempo inteiro, 12 horas por dia em regime presencial e as restantes 12 horas através do telefone.
Para além dos resultados em saúde, destaca-se, nomeadamente na dimensão da reabilitação, serem positivos, do ponto de vista dos custos, 28 € p/dia, correspondendo a menos de metade da atual resposta mais barata da rede de cuidados continuados integrados.


Neste tipo de resposta, reunidas as condições para o doente permanecer em casa, existindo um cuidador, faz-se reabilitação em ótimas condições, dando também o apoio necessário ao cuidador.