Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Feira da Luz e Festival Musica ao Lago acolhem ações de intervenção em redução de riscos em contextos de diversão noturna
Decorreram, nos passados dias 30 e 31 de agosto, mais duas intervenções em redução de riscos em contextos de diversão noturna.
As iniciativas, que decorreram na Feira da Luz (Montemor o Novo) e Festival Musica ao Lago (Vendas Novas) respondem a compromissos que o Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central possui com a comunidade e a uma necessidade, cada vez mais premente, de resolução de problemas de comportamentos de risco associados à diversão e ao consumo de substâncias psicoativas.
Contando com as parcerias da Unidade de Cuidados na Comunidade de Montemor-o-Novo, nas pessoas das Enfermeiras, Fátima Santos, Isabel Maneta e Elisabete Saiote e com o apoio da autarquia de Vendas Novas, foi possível envolver, nos dois territórios, cerca de 350 jovens com dinâmicas lúdico -pedagógicas de sensibilização para consumos responsáveis, distribuição de material informativo, preservativos, leitura de níveis de alcoolémia, medição de CO, entre outras abordagens.
O Alentejo, afirma-se no panorama da diversão noturna de cariz popular, como um território apelativo e agregador de jovens e adultos. Considerando a relação entre as substancias psicoativas e a diversão e relevando os indicadores de consumo abusivo e precoce de álcool, tabaco e cannabis entre estes frequentadores, torna-se imperiosa o reforço destas intervenções.
Destaque para o trabalho dos profissionais das entidades envolvidas, para a importância da rede de parceiros locais e para a grande aceitação do publico alvo às abordagens usadas nas intervenções. Houve um esforço técnico e financeiro na aquisição de instrumentos de intervenção e criação de dinâmicas, que vieram reforçar e facilitar a assertividade e eficácia destas ações.
Não podemos deixar de referir o exponencial aumento do consumo de álcool entre jovens do sexo feminino, o acesso e consumo desta substancia entre menores e a grande tolerância e permissividade da comunidade (pais) face a estes comportamentos.
No calendário das futuras intervenções, além de assegurar a continuidade destas ações, prevemos, até ao final do ano, a realização de mais 3 intervenções em contextos diversos como a Feira da Juventude em Arraiolos, Feira de Aires em Viana do Alentejo e Receção ao Caloiro na Universidade de Évora.