Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Fim do isolamento profilático
DGS atualiza norma que termina com isolamento dos contactos de alto risco. 

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou a norma que determina o fim do isolamento profilático dos contactos de alto risco dos casos confirmados de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2.

De acordo com a DGS, a norma 015/2020 e a norma 019/2020, também atualizada, “recomendam os contactos de alto risco a recorrer, preferencialmente, ao teste rápido de antigénio de uso profissional (TRAg) para SARS-CoV-2. “O primeiro deve ser realizado o mais precocemente possível após a data da última exposição ao caso confirmado e o segundo (após um primeiro teste negativo ou na ausência da realização do primeiro teste) entre o terceiro e o quinto dia desde a data da última exposição ao caso confirmado”, adianta o comunicado.

A DGS estabeleceu ainda que os contactos de alto risco podem também realizar um autoteste, exceto em instituições de apoio ou acolhimento a populações mais vulneráveis. “No caso de o resultado do autoteste ser positivo, deve ser feito um teste de confirmação por TAAN ou TRAg de uso profissional, preferencialmente, no prazo de 24 horas”, refere o documento.

Segundo a DGS, os diversos sistemas de informação serão adaptados, de forma faseada, até à próxima segunda-feira, dia 28 de fevereiro, “entrando de imediato em funcionamento as medidas necessárias a garantir que apenas são colocados em isolamento, nomeadamente pelo SNS24, os utentes com teste positivo para Covid-19”.

 

Para saber mais, consulte:




​​​